Sedação por óxido nitroso (gás hilariante)

Sedação por óxido nitroso (gás hilariante) - Bonassi Odontologia Integrada

O óxido nitroso, conhecido como gás hilariante ou “gás do riso”, trata-se de um agente sedativo cada vez mais utilizado no dia a dia clínico na Bonassi Odontologia Integrada, controlando a ansiedade e ajudando os pacientes a ficarem mais confortáveis e tranquilos durante certos procedimentos.

É bom ressaltar que o óxido nitroso não deixa o paciente inconsciente! Ele poderá ouvir e responder a quaisquer solicitações ou orientações que o dentista possa lhe fazer.

Incolor e inodoro, sua administração é fácil e indolor: o dentista posiciona uma pequena máscara que cobre o nariz do paciente, o orienta a respirar profundamente e logo o efeito do gás já pode ser observado. Durante todo o procedimento, o paciente é monitorado por um dentista habilitado!

O óxido nitroso pode ser usado em crianças e adultos e seu efeito desaparece após sua remoção, permitindo que o paciente possa se deslocar após esperar alguns instantes.

É possível que você sinta algum tipo de tontura, formigamento ou até mesmo uma sensação de peso nos braços e nas pernas. Em última instância, ele fará com que você se sinta mais calmo e confortável durante o procedimento.

E, talvez, você gargalhe uma ou duas vezes nesse período.

Em quais situações o gás hilariante é usado?

• pacientes com medo, ansiosos ou não colaborativos;
  • pacientes que requerem cuidados médicos especiais;
  • pacientes com reflexos de vômito que interfiram no atendimento odontológico;
  • pacientes que não respondem adequadamente à aplicação da anestesia local;
  • pacientes jovens que devem se submeter a procedimentos odontológicos de longa duração.

Quem não deve fazer uso do óxido nitroso?

• Mulheres no primeiro trimestre da gestação;
  • Possui um histórico de doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Tem deficiência de vitamina B-12;
  • Conta com um histórico de abuso de substâncias;
  • Apresenta uma condição enzimática deficiente de metilenotetrahidrofolato redutase;
  • Possui um histórico de doenças ligadas à saúde mental.

O gás hilariante pode ser uma ferramenta útil para aliviar a ansiedade e a dor durante procedimentos odontológicos. Se você acredita que pode se beneficiar do uso de óxido nitroso em sua próxima consulta ou operação, converse conosco sobre as opções disponíveis.