Aplicações do Laser de Baixa Potência na odontologica

Laser, que é uma abreviação em inglês para “light amplification by stimulated emission of radiation”, é hoje uma importante tecnologia usada na Bonassi Odontologia que pode ser aplicada em diversas especialidades por possuir inúmeras funções.

A luz laser atua em diversos tecidos de forma seletiva e seus benefícios são obtidos pela absorção da sua energia pelo tecido.

Na odontologia, conquistou seu espaço com várias aplicações, como por exemplo, no estímulo da regeneração de tecidos, pela modulação do processo inflamatório, alívio de dores, nas complicações pós-operatórias, na redução de edemas e, ainda, facilitou a biomodulação dos tecidos moles.

Aplicações clínicas e cirúrgicas do laser na Odontologia

Descubra agora as principais aplicações clínicas e cirúrgicas do laser na Odontologia e de quais formas ele atua:

Tratamento periodontal

Os lasers podem ser utilizados no tratamento das doenças periodontais, pois a luz é absorvida no interior das bolsas periodontais contribuindo muito com a redução microbiana local e reparação tecidual.

Tratamento endodôntico

Também por sua capacidade de redução bacteriana, os lasers são importantes na desinfecção e descontaminação dos canais radiculares durante o tratamento endodôntico

Tratamento de lesões da mucosa oral

Em lesões como o herpes labial, aftas, úlceras traumáticas, queilite angular e estomatite, o laser de baixa potência ajuda na redução da sintomatologia dolorosa, redução da inflamação e na reparação tecidual mais rápida, trazendo muito conforto ao paciente.

Hipersensibilidade dentinária

A laserterapia é um dos tratamentos possíveis para a hipersensibilidade dentinária causada por lesões não cariosas, devido aos seus efeitos analgésico, anti-inflamatório e de regeneração tecidual.

Com essas características, o laser contribui para a redução imediata da intensidade da dor e posteriormente produz uma dentina terciária, promovendo selamento dos canalículos.

Regeneração óssea

Alguns estudos têm demonstrado que a laserterapia promove efeitos positivos na recuperação de perdas ósseas ocasionadas por traumas, patologias, procedimentos cirúrgicos, como a colocação de implantes, entre outros.

Cirurgia em tecidos moles

Os lasers de baixa potência são usados imediatamente após a finalização de cirurgias, pois promove a analgesia local, biomodulação do tecido, diminuição do edema e modulação do processo inflamatório, tornando o pós-operatório mais confortável.

Parestesia e paralisia facial

Causadas por uma lesão no nervo, a parestesia e a paralisia facial, podem ser tratadas com lasers de baixa potência, que ajudam na reparação das estruturas nervosas, devolvendo a sensibilidade após algumas sessões de laserterapia.

Existe alguma contra-indicação para a Laserterapia?

Sim, a Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, por isso este tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores, por exemplo.

Mas existem, ainda, outras contra-indicações e cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.Quer saber se a laserterapia pode ser empregada no seu tratamento? Entre em contato conosco e agende uma avaliação. Ficaremos contentes em ajudar você a sorrir com mais segurança!