A colocação de implantes dentários é recomendada nos casos em que é necessário substituir definitivamente um ou mais dentes perdidos, restaurando a funcionalidade dos dentes naturais e melhorando a mastigação, a fala e a estética do sorriso.
O tratamento deve ser realizado por um cirurgião-dentista especializado em Implantodontia, podendo ser feito no próprio consultório com uso de anestesia local.
Sempre que recomendamos esse procedimento para nossos pacientes, é comum surgirem dúvidas ou sentimento de insegurança. Por isso, reunimos as dúvidas mais frequentes para ajudar você no preparo para a cirurgia.
Continue lendo para ter as respostas para as perguntas que nossa equipe mais escuta dos pacientes sobre os implantes dentários.
Dúvidas mais frequentes sobre implantes dentários
O que são implantes dentários e como são feitos?
Os implantes são compostos por um pino de titânio fixado no osso maxilar ou mandibular que substitui a raiz do dente e base para as próteses, dentes artificiais feitos de resina ou porcelana que imitam a aparência dos dentes naturais do paciente.
A cirurgia é realizada por um de nossos especialistas em Implantodontia no próprio consultório e pode ser feita com sedação por óxido nitroso, gerando uma sensação de relaxamento e reduzindo a ansiedade do paciente, que permanece consciente durante todo o procedimento.
Quais os tipos de implantes dentários?
Existem diversas opções de implantes dentários para indicações variadas. Confira as principais:
- Implante unitário simples: é o mais indicado para reposições únicas. O pino de substituição é colocado entre dois a três meses antes da inserção da prótese dentária.
- Implante duplo: indicado quando o paciente perde três dentes consecutivos. Nesse caso, a prótese do meio fica em um espaço vazio, apoiado na gengiva, de forma que reduz o custo do tratamento.
- Implante com prótese protocolo: bastante indicado quando há grande parte dos dentes comprometida, implantando de 4 a 8 pinos. A prótese total é parafusada de forma fixa sobre os implantes (protocolo). O resultado oferece mais naturalidade e conforto.
- Implante com prótese overdenture: semelhante ao tipo de implante anterior, é indicado como uma alternativa de custo mais baixo, implantando de 2 a 6 pinos. A diferença está no encaixe da prótese sobre os implantes – a overdenture o paciente consegue remover, enquanto o protocolo apenas o dentista pode desparafusá-la.
- Implante zigomático: indicado em casos de atrofia maxilar severa. A implantação do pino é feita no osso zigomático (maçã do rosto), substituindo as próteses totais removíveis.
Como se preparar para a cirurgia?
Mantenha uma boa higiene bucal dias antes do procedimento, com a escovação cuidadosa dos dentes, uso de fio dental e bochecho com enxaguante bucal.
Se alimentar bem também é importante, além de seguir todas as recomendações do cirurgião-dentista, tomando os medicamentos receitados nos dias e horários indicados.
Quanto tempo de recuperação após a cirurgia?
O tempo de recuperação da cirurgia de implante dentário varia de acordo com a extensão do tratamento, com o paciente permanecendo em repouso por 2 a 5 dias ou segundo a recomendação do cirurgião-dentista. Já o processo de cicatrização pode levar de 3 semanas a 8 meses.
Implante dentário dói?
A cirurgia em si não é dolorosa graças ao sedativo usado no momento do tratamento. É possível, ainda, que o cirurgião-dentista recomende a aplicação de anti-inflamatórios algumas horas antes da cirurgia.
Entretanto, se o paciente continuar sentindo dores ou notar sangramentos persistentes mais 5 dias após a cirurgia, é necessário consultar o cirurgião-dentista para uma re-avaliação!
O implante dentário dura para sempre?
O titânio utilizado para confecção dos pinos não sofre deterioração, durando por toda a vida. Entretanto, as próteses feitas de resina ou porcelana podem sofrer algum desgaste e precisar serem substituídas.
Por isso, mantenha sempre bons hábitos de higiene bucal para garantir maior durabilidade para seus implantes!
Implante dentário é seguro?
Sim! Contamos com uma equipe altamente capacitada e tecnologia de ponta para a realização do tratamento, desde os exames para o diagnóstico e planejamento até o acompanhamento pós-operatório.
Precisando se consultar com um cirurgião-dentista? Faça o pré-agendamento da sua avaliação com um de nossos especialistas e tenha mais segurança para sorrir.