A Endodontia é a especialidade odontológica que faz o diagnóstico e tratamento das inflamações da polpa, isto é, a parte interior do dente. Um dos procedimentos mais comuns é o tratamento de canal no dente.
Realizado em sessão única quando possível, graças a equipamentos de última geração que usamos em nossa clínica, tornando o tratamento mais rápido, biosseguro e indolor.
Ainda assim, é comum surgirem dúvidas e inseguranças antes do tratamento.
Por isso, continue lendo para saber mais sobre os principais tratamentos da Endodontia que podem ser realizados pela nossa equipe.
Tratamento de cárie no dente
A Endodontia está diretamente relacionada ao tratamento de cáries no dente!
Quando não tratada precocemente, a cárie pode atingir a polpa dentária e causar complicações mais graves, como a perda do dente.
Para evitar chegar a esse ponto, é importante que o paciente, além de manter bons hábitos de saúde e higiene bucal, faça consultas periódicas ao dentista para identificar o problema o quanto antes e iniciar o tratamento precocemente.
Nessas consultas, o dentista deverá avaliar problemas como:
- placa bacteriana;
- dor ou sensibilidade nos dentes;
- dor ao mastigar;
- surgimento de manchas nos dentes;
- inchaço nas gengivas;
- presença de orifícios nos dentes.
Em nossa clínica, realizamos o escaneamento digital das arcadas dentárias dos nossos pacientes durante as consultas periódicas, permitindo ter uma visão detalhada de todos os dentes de forma prática, confortável e didática, para que o paciente entenda e consiga visualizar em 3D todos os seus dentes.
Além disso, no escaneamento digital ainda é possível, por meio da tecnologia em infravermelho, diagnosticar até as cáries mais difíceis de serem vistas no exame clínico, aquelas que estão entre os dentes, conhecidas como cárie de fio dental, permitindo assim um tratamento mais precoce e menos invasivo.
Tratamento de canal no dente
O canal no dente é um procedimento que tem como intuito remover a polpa dentária que se encontra inflamada ou infeccionada, quase sempre devido à cárie no dente que não foi tratada precocemente.
Traumas no dente e bruxismo também podem levar a um tratamento de canal.
Quando o tratamento não é realizado a tempo de salvar a raiz, pode acarretar em complicações mais graves, como a evolução de abscessos, fístulas, o surgimento de cistos intra ósseos ou até a perda do dente, levando à necessidade de realizar um implante dentário.
Etapas do canal no dente
Quando possível, nossos especialistas em Endodontia realizam o tratamento de canal no dente em uma única sessão no próprio consultório e com anestesia local.
Confira as etapas do procedimento:
- Sedação do paciente por óxido nitroso, sem uso de injeções invasivas;
- Abertura do dente comprometido e acesso à raiz dentária;
- Remoção do tecido infectado e limpeza da área afetada, eliminando completamente as bactérias do interior do dente;
- Restauração do dente, preenchendo a área para evitar a reincidência de contaminações;
- Colocação de coroa dentária, devolvendo o formato, tamanho e resistência do dente tratado.
Tratamento de canal dói?
Em nossa clínica, graças aos equipamentos de alta tecnologia e à competência de nossa equipe, o tratamento de canal é indolor, rápido e seguro.
Após o procedimento, é importante que o paciente siga todas as recomendações do dentista e tenha o devido cuidado com a higiene bucal, de forma a evitar infecções.
Entretanto, se o paciente continuar sentindo dores persistentes por mais de uma semana, é necessário retornar à clínica para uma re-avaliação!
Precisando se consultar com um especialista em endodontia? Faça o pré-agendamento da sua avaliação com um de nossos especialistas e tenha mais segurança para sorrir.