Vêm aumentando significativamente as queixas de dor de cabeça, na articulação, cansaço muscular, dificuldade para abrir a boca e zumbido no ouvido, sintomas que estão associados a disfunções da ATM (DTM) ou Bruxismo.
Um bom diagnóstico é essencial para o sucesso da terapia desses problemas e deve ser realizado por um dentista especializado em DTM ou Traumatologia e Cirurgia Buco-maxilo-facial.
Continue lendo para saber mais sobre os tratamentos indicados para Bruxismo e demais disfunções da ATM (articulação temporomandibular) realizados por nossos especialistas.
Disfunções da ATM (articulação temporomandibular)
A articulação temporomandibular, ou ATM, é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca e pelo encaixe da mandíbula aos demais ossos do crânio.
Existem diversos tratamentos para as disfunções dessa articulação, como uso de medicamentos, terapias físicas e ortodônticas ou cirurgias.
Em nossa clínica, buscamos atuar na prevenção das disfunções temporomandibulares com o uso de equipamentos de última geração e uma equipe altamente capacitada.
Desta forma, ao identificar precocemente quais fatores ocasionaram a disfunção, conseguimos auxiliar nossos pacientes com orientações de autocuidado e mudanças dos hábitos diários, tornando o tratamento menos custoso e melhorando sua qualidade de vida.
Uma das causas mais frequentes das disfunções da ATM é o Bruxismo. A seguir, trouxemos mais detalhes sobre esse hábito bastante comum, mas que pode levar a complicações severas.
Bruxismo
O Bruxismo pode afetar adultos e crianças a qualquer hora do dia. Trata-se de uma disfunção em que a pessoa aperta ou range os dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono.
Pode acarretar o desgaste da superfície dentária, necrose pulpar (sendo necessário tratar o canal do dente), e até o amolecimento e/ou perda dos dentes caso não seja feito o tratamento adequado.
O que provoca Bruxismo?
Apesar de não haver uma causa específica, o Bruxismo pode vir associado a disfunções genéticas, neurológicas ou respiratórias, como ronco e apneia do sono, e até fatores psicológicos, como excesso de estresse, tensão emocional e ansiedade.
Além disso, também é possível que ocorra um aumento no apertamento dos dentes com o consumo excessivo de cafeína, álcool, cigarro ou drogas.
Quais os sintomas do Bruxismo?
Alguns dos sintomas mais frequentes percebidos pelos nossos pacientes são:
- dor de cabeça ao acordar;
- zumbido no ouvido;
- dor nas articulações da mandíbula;
- cansaço muscular.
Já o amolecimento dos dentes, a dificuldade em abrir a boca ou o travamento parcial ou completo do maxilar costumam surgir quando o Bruxismo já está em um estágio mais agravado!
Portanto, caso você sofra com algum dos sintomas listados acima, recomendamos que consulte um dentista especialista em Traumatologia e Cirurgia Buco-maxilo-facial o quanto antes.
Como tratar o Bruxismo?
O tratamento para o Bruxismo foca no alívio da dor e na prevenção de problemas nos dentes por meio do uso de uma placa de proteção dentária durante o sono (placa de bruxismo), de fisioterapia com neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS), realizada no próprio consultório e que promove relaxamento muscular e alívio quase imediato da dor, e da mudança de hábitos diários do paciente, para redução do estresse e relaxamento muscular da face.
Em casos mais graves, em que ocorrem problemas no funcionamento da ATM (travamento do maxilar ou dificuldade em abrir a boca), nossos especialistas podem indicar o uso de medicamentos ou até a aplicação local de toxina botulínica.
Precisando se consultar com um especialista em Traumatologia e Cirurgia Buco-maxilo-facial? Faça o pré-agendamento da sua avaliação com um de nossos especialistas e tenha mais segurança para sorrir.